Grupo Múltipla on LinkedIn

28 de out. de 2010

A importância das redes sociais nas empresas

Twitter, Orkut, Facebook e YouTube, as chamadas redes sociais, se tornaram muito populares na internet atingindo um grande número de usuários. Diante deste quadro algumas empresas já aderiram às redes criando perfis onde são divulgadas novidades sobre produtos ou assuntos pertinentes a seu público-alvo.

Pesquisas apontam que o número de empresas que investiram em mídias sociais tiveram crescimento médio de suas receitas anuais em 18%. Entre as redes, o Twitter aparece como o mais popular, 84%, seguido pelo YouTube e Facebook com 62% e 61% respectivamente.
 

Como conquistar seu público?

 
Para conquistar seu público através das redes sociais é preciso ter criatividade. Promoções, descontos e novidades são tópicos que atraem novos seguidores aumentando e que podem aumentar sua guia de consumidores.

Também é importante não falar apenas sobre seu produto/marca, é preciso diversificar os assuntos trazendo notícias, curiosidades, vídeos e pesquisas sobre o universo em que está inserido seu produto. E fazer isso é fazer o tão famoso Branded Content (conteúdo de marca específico que atrai consumidores sem necessariamente falar da marca, mas falar de conteúdos que interessem o público-alvo).

A Riachuelo, Saraiva e o Wal Mart são exemplos de empresa de grande porte que têm perfis no Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. Através desses perfis as empresas realizam sorteio de produtos, fazem concursos culturais, divulgam descontos e assuntos relacionados ao universo dos produtos que vende.
Confira os perfis das empresas:

Riachuelo

Wal Mart

Saraiva
 

A Agência Multipla é digital

 
Dois clientes da Agência Múltipla já estão inseridos nas redes sociais:  a Pactus, grife de moda feminina, e a Savan calçados. Para cada cliente analisamos perfil do público-alvo antes de aderirmos a qualquer rede social que fosse. Afinal, não adianta criar um perfil no Facebook para um público que mal entrou no Orkut. E o melhor, cuidar da imagem on-line das empresas é muito mais do que criar e manter perfis. É buscar melhores formas de relacionamento com os clientes. É falar, ouvir, conversar, responder.
 

:: Pactus

 
Print_home_Pactus
 
A Pactus possui perfis no Orkut, Twitter, Facebook , YouTube e um blog. No Orkut e Facebook são colocadas fotos das coleções e os amigos podem interagir através de comentários e recados. No YouTube são colocados vídeos das novas coleções através do canal Pactusoficial.

O blog é utilizado para a divulgação de promoções e para a postagem de matérias sobre o mundo da moda, bem-estar, comportamento. Olha aí novamente o Branded Content.
 
Já o Twitter da Pactus é o canal pelo qual os seguidores  recebem links com as atualizações do blog e notícias atuais sobre lançamentos de roupas, maquiagens, cultura, sapatos e notícias sobre novidades da Pactus.
 

:: Savan Calçados

 
Print_HOME_Savan
 
A Savan calçados possui perfis no Orkut , Twitter e um blog.
 
No Orkut, os amigos da Savan Calçados participam de promoções e ficam sabendo sobre novidades da loja. Já o Twitter é usado para divulgar novidades sobre calçados, assim como promoções da loja. Por sua vez, o blog, criado inicialmente para divulgar uma promoção, agora também será atualizado com matérias sobre o assunto.

Faça parte você também

Para resolver os problemas comunicacionais de sua empresa, converse com a gente. Temos uma equipe estruturada para garantir presença on-line, produção de conteúdo eficaz, relatórios mensais de tráfego e muito mais!

0 comentários:

Postar um comentário

O Grupo Múltipla quer ouvir seu comentário. Elogie, critique, solte a boca no trombone. Afinal, esse espaço é seu e queremos conhecer múltiplos olhares sobre todo conteúdo que criarmos.

Related Posts with Thumbnails

SlideShow